Google

Tuesday, October 24, 2006


Programa do Ratinho
Programa do Ratinho é o nome do programa que o apresentador Ratinho faz no SBT desde 1998.

O programa ficou famoso por seu estilo circense, comuma trupe que fazia palhaçadas, com os seguintes participantes: Sombra, Rodela, Marquito, Azeitona, Caroço, Bola Sete, Bailarino - Clau (Robson Duarte), Santos - Lu -(Iran Thieme), Xaropinho e Tunico (marionetes), Joaquim e Tatu.

Nele se misturavam reportagens informativas (denúncias, explicações de problemas populares) com apelações puras (exibição de portadores de doenças graves, alongamento de pênis, etc.), assim como havia também a promoção do reencontro de parentes que não se viam há décadas e os conhecidos testes de DNA, onde as pessoas brigavam para provar ou confirmar a paternidade e no estilo dos circos, tocava-se parabéns pro papai ou ele não é o pai, dependendo do resultado do exame, que só era divulgado após vários minutos.

Para cada exame de DNA feito no palco havia uma dramatização com o elenco circense.

Durante muitos anos o programa foi dirigido por Américo Ribeiro e Fábio Furiatti que supervisionavam uma equipe de humoristas, redatores, jornalistas e produtores especializados em matérias de impacto na opinião pública.

Também no início do Programa havia a dança do primeiro lugar quando o apresentador e seus colegas de palco traziam um pódio e subiam no ponto mais alto, ao som do tema do Jornal Nacional, assim que o programa atingia o 1º lugar no ibope. Essa dança foi uma das razões para se proibir a divulgação dos resultados do ibope nos programas.

No ano de 2005, Silvio Santos demitiu toda equipe que trabalhava com o Ratinho desde os tempos da Rede Record, e realizou diversas mudanças no formato que não foram suficientes para recuperar a enorme audiência do passado.

No ano de (2006), o programa não tem mais a trupe circense que tanto o notabilizou, diz-se que por influência de Sílvio Santos, que quis tornar o programa mais sério e jornalístico e o mudou de horário, trazendo-o das 21:30, 22:00, 18:50,17:00 voltando para ás 21:30 e possívelmente indo para as noites de sábado, com o programa de duas horas, o que faz dele um programa típico do SBT, emissora que não tem constância em sua grade de programação, segundo críticas de jornalistas.

O Programa do Ratinho estava com uma nova linha de shows de calouros e talentos. O programa era comandado pelo diretor José Paulo Vallone que foi da Rede Record e Globo. Atualmente Ratinho está fora do ar na espera de seu novo programa que tem estréia prevista para março de 2007.
Carlos Roberto Massa, mais conhecido como Ratinho, (Monte Sião, MG 15 de fevereiro de 1956) é um radialista e apresentador de televisão brasileiro. Também aventurou-se pela política no início da década de 90, quando foi deputado federal pelo PRN.

A alcunha Ratinho o acompanha desde a infância e teria surgido do fato de ele dar sumiço nas bolas de partidas de futebol de várzea e os jogadores dizerem, culpando-o pelo sumiço: foi aquele ratinho, em função de sua rapidez e agilidade.

Ratinho apresenta desde 1998 o Programa do Ratinho no SBT, programa este que atualmente registra baixa audiência, o que o fez sair do horário nobre e trocar por várias vezes sua grade de programação. Até então, estava na Rede Record com o Ratinho Livre e Ratinho Show, como o 190 Urgente na CNT. Na emissora de Silvio Santos apresentou também o Show do Ratinho e participou do especial humorístico SBT Palace Hotel.

Ele nasceu na região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais (em Águas de Lindóia), mas desde a infância viveu no Paraná, em cidades como Jandaia do Sul (Paraná) (onde passou a infância e a adolescência) e Curitiba (para onde se mudou, já adulto e onde ainda vive sua família, dado que ele vive em São Paulo apenas quando apresenta o programa.

Ratinho é conhecido por seu temperamento explosivo e por seu linguajar chulo, principalmente quando se exalta contra acusados de crimes. Foi posto como réu em numerosos processos judiciais, inclusive Jorgina de Freitas (acusada de ter fraudado o INSS), a quem teria chamado de biscate, um impropério que ele tem predileção em falar contra as mulheres envolvidas em acusações.

Seu filho primogênito Carlos Roberto Massa Junior foi eleito deputado estadual em 2002 aos 21 anos pelo PPS.

No comments: